Vista aeréa da cidade de Cristais

Cristais, cidade hospitaleira e acolhedora. Venha nos visitar. Cristais lhe espera!!!

Festa do Reinado

Festa comemorativa do Reinado, tradição do povo cristalense em honra a N.S. do Rosário. Tradição realizada desde os tempos do Quilombo do Rei Ambrosio

Vista Porto Fernandes - Balsa

Um dos principais pontos turisticos do municipio de Cristais-MG

Vista Cristais Antiga

Vista antiga da cidade de Cristais, meados dos anos 20

Dia da Cidade

Uma das comemorações típicas de nossa querida Cristais

ivbnvbnvbjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

terça-feira, 17 de junho de 2014

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - PROJETO EDUCAR - FEIRA CULTURAL










O município de Cristais possui um patrimônio cultural com fortes características históricas. Ampliando os horizontes do conhecimento do patrimônio cultural, no ano base de 2014, as escolas municipais, através do Projeto Educar “Conhecer para Preservar”,  dinamizaram seus conhecimentos sobre o patrimônio cultural que lhes pertence historicamente, para guardar sua memória e garantir sua sobrevivência.
O Patrimônio Cultural foi estudado e reverenciado em versos e cores suscitando memórias e vivências da riqueza cultural local, despertando o senso de pertencimento, permitindo a cumplicidade nas ações em defesa da conservação e preservação dos bens culturais.
O trabalho realizado pela Rede de Ensino Municipal teve sua culminância no Aniversário da Cidade, dia 04 de junho, com a apresentação em praça pública da Feira Cultural, onde os Bens Culturais tombados pelo município foram contemplados.
A Escola Municipal Antero Maia apresentou o Histórico do Bem Imóvel Prédio da Cacisa, a Escola Municipal Pe. Celso Pinheiro contemplou a História do Prédio da Prefeitura parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico Joaquim Luiz da Costa Maia, a Escola Municipal João de Assis Campos ( zona rural) homenageou o Bem Móvel a  imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, recém restaurada, fazendo alusão a Festa do Rosário/Reinado, Bem Imaterial e a Escola Municipal Prefeito Aristeu Maia ( zona rural) reverenciou o Bem Imóvel  Igreja Nossa Senhora da Ajuda, marco histórico da urbanização local.
Os produtos apresentados em exposição na Feira Cultural: documentação fotográfica (aula introdutória, palestra, debate e júri) elaboração de pesquisa, convite, questionário, depoimento, redação, versos ( poesias, poemas, sonetos) e desenhos e/ou pinturas sobre os bens culturais ( livre escolha) foram elaborados, registrados e confeccionados através de metodologia aplicada na arte poética e no desenho e/ou pintura, traduzindo nos versos e nas cores a sensibilidade, mantendo vivas as referências culturais.
    

4.1.documentação fotográfica (aula introdutória, palestra, debate e júri) elaboração de pesquisa, convite, questionário, depoimento, redação, versos ( poesias, poemas, sonetos) e desenhos e/ou pinturas sobre os bens culturais ( livre escolha).

 Feira Cultural – Organização de uma Feira Cultural, pelos alunos, onde os produtos serão expostos a toda comunidade.
Por: Maria Salomé Reis Alves de Lima

RESTAURAÇÃO DA IMAGEM SACRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS




RESTAURAÇÃO DA IMAGEM SACRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

A imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos tem como  características técnicas a  escultura em peça única de madeira, policromada em tons de azul claro, vermelho e marrom, amarelo dourado, azul royal. Suas características estilísticas: peça provavelmente do último quartel do século XVIII, atribuída à época da escravidão, provavelmente acervo da primitiva Igreja do Rosário, localizada no antigo Largo do Rosário, onde hoje se encontra localizada a Praça Joaquim Luiz da Costa Maia.  Composição assimétrica vertical. Panejamento com fartas pregas verticais e caimento natural que acompanham o corpo; veste com arranjos florais lembrando o estilo barroco; túnica em vermelho e azul royal deixando o ombro direito descoberto.  
Características iconográficas: Nossa Senhora do Rosário se tornou uma das devoções mais importantes dos cativos africanos. É a protetora dos escravos, cultuada em todas as festas dos Congados/Reinados.  Geralmente, é representada ao lado das invocações de Santa Ifigênia e São Benedito, protetores dos negros cativos. Iconograficamente é representada por uma jovem Mãe, sobre um bloco de nuvens com querubins, de pé, trazendo o Menino Jesus sobre o braço esquerdo e um rosário na mão direita. O rosário é um objeto de devoção que consiste em uma espécie de colar de contas. É composto de 15 mistérios ou dezenas de pequenas contas que simbolizam rosas oferecidas a Nossa Senhora; o terço (mais comum) tem apenas uma terça parte do rosário.

No final do ano de 2013 e início de 2014, a peça sacra passou por uma intervenção em processo de restauração pelo profissional Carlos Magno de Araújo, Restaurador e Artista Plástico – Anima Conservação Restauração e Artes – Ltda. São João Del Rei/MG, voltando a sua originalidade, ressaltando sua importância artística e valorizando ainda mais sua história local, ligada á Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A peça sacra foi recebida com celebrações festivas do Reinado, no dia 18 de maio, data alusiva a 13 de maio, dia da Abolição da Escravidão. 
Por: Salomé Reis Alves de Lima

Mapa de Cristais

Mapa de Cristais
Mapas