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Ata de Reunião do Conselho do Patrimonio Histórico e Cultural de Cristais

Para acesso as Atas das Reuniões do COMPAC 2020 clique abaixo.
Ata da 68 Reunião Ordinária do COMPAC - 16/01/2020
Ata da 69 Reunião Ordinária do COMPAC - 03/03/2020
Ata da 70 Reunião Ordinária do COMPAC - 01/06/2020
Ata da 71 Reunião Ordinária do COMPAC - 13/08/2020
Ata Aplicação do Fundo - 15/10/2020

Atas das Reuniões do COMPAC 2019
Ata da 63 Reunião Ordinária do COMPAC - 10/01/19
Ata da Reunião Extraordinária   COMPAC - 31/01/19
Ata da 64 Reunião Ordinária do COMPAC - 28/03/19
Ata da 65 Reunião Ordinária do COMPAC - 30/05/19
Ata da 66 Reunião Ordinária do COMPAC - 25/07/19


ATAS DAS REUNIÕES DO ANO DE 2018
Ata da 57 Reunião Ordinária do COMPAC - 22/03/2018
Ata da 58 Reunião Ordinária do COMPAC - 25/05/2018
Ata da 59 Reunião Ordinária do COMPAC - 11/06/2018
Ata da 60 Reunião Ordinária do COMPAC - 20/07/2018
Ata da 61 Reunião Ordinária do COMPAC - 12/09/2018
Ata da 62 Reunião Ordinária do COMPAC - 14/11/2018


ATAS DAS REUNIÕES DO ANO DE 2017

Ata da 50ª Reunião Ordinária do COMPAC - 15/03/2017
Ata da 51ª Reunião Ordinária do COMPAC - 05/04/2017
Ata da 52ª Reunião Ordinária do COMPAC - 16/05/2017
Ata da 53ª Reunião Ordinária do COMPAC - 13/06/2017
Ata da 54ª Reunião Ordinária do COMPAC - 25/07/2017
Ata da 55ª Reunião Ordinária do COMPAC - 07/11/2017




ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO CULTURAL 2016































ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO CULTURAL 2015

ATA DA 42 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 20 ( vinte) dias do mês de novembro de 2015, às 19:00 h, na sala de reuniões do SEMPAC, Prédio da Cacisa, à Rua: José Costa, Nº 157,  os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e José Adilson Martins, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: 1. Festa do Rosário/Reinado. O Sr.  presidente falou sobre as festividades da Festa do Rosário/Reinado Bem Imaterial Registrado, realizadas no mês de outubro próximo passado, que transcorreu com muita disciplina, ordem e harmonia. Diferente de outras festas, essa, deste ano, não teve brigas, nem bebedeiras excessivas. 2. O Dia da Consciência Negra deverá ser comemorado amanhã, sábado, com desfile de ternos do Reinado. 3. Programa da Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. O Sr presidente  apresentou o Programa da Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural que deverá ser  aplicado no ano base de 2016. Explicou que, foram realizadas vistorias pelo engenheiro Gaspar Wagner Pinheiro no prédio da Igreja Nossa Senhora da Ajuda e no Prédio da Cacisa, com levantamento de custos de material e mão de obra, para uma possível intervenção. Porém, como no ano base de 2015, o município não teve condições financeiras, as obras não foram realizadas. Por este motivo, o plano contemplando os mesmos bens culturais ( as mesmas obras) está sendo apresentado para


o ano base de 2016, exercício 2018. Os conselheiros analisaram o plano e o aprovaram por unanimidade. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 20 ( vinte) de novembro de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
 José Adilson Martins - 


ATA DA 41 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 17 ( dezessete ) dias do mês de setembro de 2015, às 19:00 h, na sala de reuniões do SEMPAC, Prédio da Cacisa, à Rua: José Costa, Nº 157,  os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e Adilson José Martins, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: 1. Festa do Rosário/Reinado. O Sr.  presidente falou sobre as festividades da Festa do Rosário/Reinado Bem Imaterial Registrado. O levantamento dos mastros será dia 20, domingo próximo, e a festa será realizada nos dias de 14 a 18 de outubro. O rei e rainha ( festeiros) da Coroa Grande será o casal Cezar Maia e sua esposa Gisele Rocha Maia. Os membros do SEMPAC deverão acompanhar as festividades. A divulgação da festa já está sendo realizada, através de faixas informativas, afixadas em locais públicos e as medidas de salvaguarda do Bem Imaterial estão sendo efetuadas com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais por meio de entrevistas, palestras, e aplicação da Cartilha de Educação Patrimonial: Festa do Rosário/Reinado “Revivendo a Nossa Cor”   2. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, BI Inventariado, está passando por uma reforma em seu telhado e construção de um novo coro que havia sido retirado.  Os membros do SEMPAC, Marcos Antônio Marques e Maria Salomé Reis Alves de Lima, com orientação do engenheiro da prefeitura Gaspar Wagner Pinheiro, visitaram o local para
uma vistoria. 3. A Resolução Nº 01/2015 que considera a necessidade de esclarecimento ao público sobre a finalidade do processo de tombamento do Clube Jubileu de Prata, parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Paço Municipal deverá valer para o Prédio da Câmara de Vereadores que também é parte integrante do referido conjunto. 4. Na Praça do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Paço Municipal está sendo colocada uma academia de ginástica ao ar livre



Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do

COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 17 ( dezessete) de setembro de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins - 


ATA DA 40 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 30 ( trinta ) dias do mês de julho de 2015, às 19:00 h, na sala de reuniões do SEMPAC, Prédio da Cacisa, à Rua: José Costa, Nº 157,  os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e Adilson José Martins, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: 1. Plano de Divulgação das Fichas de Inventário – foi lembrado pelo Sr presidente que no mês e agosto deverá ser realizada a 2ª fase da divulgação das fichas de inventário das Áreas 03 ZU e 04 ZR, de acordo com a previsão do cronograma, finalizando assim a Execução do Plano de Divulgação do município.  Lembrou também que as fichas foram analisadas pelos conselheiros e que o número delas foi reduzido, dando importância somente as de relevância histórica cultural para o município. Os conselheiros presentes, mais uma vez, aprovaram as decisões já tomadas constadas na Ata da reunião do COMPAC do dia 13 (treze) de abril de 2015, aprovando inclusive a finalização da Execução do Plano de Divulgação do Inventário do município.   2. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, BI Inventariado, deverá passar por uma reforma em seu telhado. A reforma está prevista para o mês de agosto, antes do período chuvoso, evitando maiores transtornos. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do
COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 30 ( trinta) de julho de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
 Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins - 


ATA DA 39 ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 25 ( vinte e cinco ) dias do mês de junho de 2015, às 15:00 h, na sala do  Gabinete do Prefeito, Wenceslau Ribeiro de Castro, contando também com sua presença, os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica Silva, Tiago Eugênio Moreira, Atanael dos Santos, João Alves Monteiro, Adilson José Martins e Weverton Apolinário Ferreira, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: o presidente, Sr João Bosco Reis, iniciou a reunião explicando ao Sr Prefeito o motivo da reunião em seu gabinete indicando medidas para a defesa e conservação de Bens imóveis tombados 1. Preservação da função dos Bens Imóveis tombados: Clube Jubileu de Prata, prédio integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Paço Municipal, tombado pelo Decreto Municipal Nº 06/ de 11/03/2004 e Igreja Nossa Senhora da Ajuda, tombada pelo Decreto Municipal Nº 11, de 03/04/2003, observando que o Clube Jubileu de Prata está servindo como velório municipal, fugindo de sua função específica como um clube social. O Clube Jubileu de Prata tem como função e finalidade, de acordo com a lei que rege o seu tombamento, servir o público para: reuniões, assembléias, celebrações, eventos culturais e atividades afins. As celebrações fúnebres NÂO estão incluídas na função ou finalidade do Clube Jubileu de Prata. O Sr presidente explicou que deverá estabelecer uma quantia monetária para a manutenção do zelo e do bem estar do ambiente usado nas atividades particulares. Quanto ao Bem Imóvel Igreja Nossa Senhora da Ajuda as normas que regem o tombamento como: zelo e manutenção periódica do edifício; a não depredação de suas paredes com pregos, colas, cartazes, fios descobertos, antenas expostas; o uso de fogos de artifício;  o uso de fonte móvel de emissão sonora  ( som acústico) amparados pela Lei Federal nº 4.092, regulamentada pelo Decreto nº 33.868/2012. O volume máximo permitido para áreas residenciais, hospitalares e escolares é de 50 decibéis durante o dia e 45 decibéis à noite. Essa determinação se enquadra tanto para emissão de som em veículos comerciais e particulares, quanto para som mecânico e/ou ao vivo; o  zelo pelo entorno do bem imóvel, com referência às barracas comerciais e o lixo. O Sr prefeito, Wenceslau Ribeiro de Castro, aprovou as medidas expostas pelo presidente Sr. João Bosco Reis e orientou que as providências necessárias deveriam ser tomadas com urgência e que o COMPAC poderia, por meio de Portaria, esclarecer e informar o público. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião e pelo prefeito municipal.   
Cristais, 25 ( vinte e cinco) de junho de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
Atanael Santos- 
João Alves Monteiro -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins –
Weverton Apolinário Ferreira -
Wenceslau Ribeiro de Castro – prefeito municipal- 


ATA DA 38 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
            Aos 23 ( vinte e três ) dias do mês de abril de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago Eugênio Moreira,  João Alves Monteiro e Adilson José Martins convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos, segundo a pauta do dia, anunciada pelo presidente, Sr João Bosco Reis: 1. Aprovação do Plano de Atualização do Inventário da Área 01 ZU de Cristais/MG. O Sr. Presidente apresentou as Fichas de Inventário da Área 01 ZU para serem estudadas e analisadas de acordo com o cronograma. Os conselheiros, com a assistência do arquiteto Márcio Vinicius Reis, analisaram as fichas e questionaram a ausência de estilos de importância histórica e arquitetônica de alguns Bens Imóveis da referida área. Após discussão e troca de idéias chegaram a conclusão que a descaracterização, a falta de cuidado na manutenção, ao lado da falta de informação histórica, também contribuíram para que estes bens imóveis fossem desvalorizados, perdendo parte de sua importância para o município. Mas como o objetivo do inventário é dar conhecimento do que é de interesse da preservação, estas fichas deverão ter seu registro documental à parte, ficando a critério do proprietário a preservação ou não, porque em algum momento ela teve sua importância. São as seguintes: Residência da Sra Helena Lara, Residência do Sr Carlos Irineu Lima, Sra Lourdes Rosa Lima, Prédio da Agência dos Correios, Residência das Sra Sônia Maria Reis Fernandes, Residência do Sr. José Orlando Parreira.  Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.    
Cristais, 23 ( vinte e três) de abril de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins –
Márcio Vinicius Reis - 


ATA DA 37 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 13 ( treze ) dias do mês de abril de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica Silva, Tiago Eugênio Moreira, Atanael dos Santos, João Alves Monteiro, Adilson José Martins e Weverton Apolinário Ferreira, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos, segundo a pauta do dia, anunciada pelo presidente, Sr João Bosco Reis: 1. Aprovação do Plano de Divulgação do Inventário das Áreas 03 ZU e Área 04 ZR. O Sr. Presidente apresentou as Fichas de Inventário das Áreas 03 ZU e Área 04 ZR para serem divulgadas de acordo com o cronograma. Os conselheiros analisaram as referidas fichas e reiteraram que os Bens Imóveis, os Móveis e os Bens Naturais de propriedades particulares não são passíveis de divulgação, devido a não autorização por parte de seus proprietários. Assim, os conselheiros aprovaram, mediante a autorização dos proprietários, as seguintes Fichas de Inventário para serem divulgadas, de acordo com o cronograma: Área 03 ZU – Escola Estadual Dr. Osmar Bicalho e CEEM –  Centro Esportivo Estudantil Municipal, formando um total de 02  ( duas) fichas. O Parque de Exposições “José Ferreira Filho” também não deverá ser divulgado porque foi desestruturado, demolido e, por fim, passou para a propriedade privada do Sindicato Rural de Cristais/MG, sendo loteado o terreno, perdendo assim sua importância arquitetônica e histórica para o município.  Da Área 04 ZR, os conselheiros decidiram que poderão ser divulgadas, mediante a autorização dos proprietários, as seguintes Fichas de Inventário, de acordo com o cronograma: Escola Municipal Prefeito Aristeu Maia, Capela Sta. Cruz – Martins, Capela N. S. Aparecida – Fernandes, Balsa, Escola Municipal João de Assis Campos e Capela São Sebastião – Coqueiros, formando um total de 06 ( seis) fichas.  Os conselheiros ainda analisaram as fichas dos Bens Móveis: Bandeira de Santa Bárbara e de dois Oratórios (das Áreas 03 e 04) e entenderam que são bens de valor artístico e histórico sem relevância para o município, portanto, sem credenciamentos que justifiquem seus inventários. Após a análise das Fichas de Inventário das áreas 03 ZU e 04 ZR, os conselheiros decidiram que no Plano de Divulgação serão contempladas, no ano base de 2015, um total geral de 08 (oito) fichas, de acordo com as autorizações de seus proprietários, considerando os valores: histórico, artístico, social e religioso para o município. Os conselheiros decidiram também que  essas fichas de inventário deverão ser divulgadas nos dois períodos previstos no cronograma: de abril a junho e de agosto a outubro, com todos os campos disponibilizados para pesquisas de estudantes, historiadores e para o público em geral.  2. O telhado da Igreja N. S. da Ajuda deverá passar primeiramente por uma vistoria técnica, realizada por um engenheiro, para detectar o que realmente precisa ser reformado. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.    
Cristais, 13 (treze) de abril de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
Atanael Santos- 
João Alves Monteiro -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins –

Weverton Apolinário Ferreira - 


ATA DA 36 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 24 ( vinte e quatro ) dias do mês de  março de 2015, às 16:00 h, na Casa Paroquial , à Rua: Francisco de Assis Carvalho Nº 508 - os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária Isabella Lara Ribeiro:  os conselheiros: Marcos Cesar Nogueira, Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Roberto Pinheiro Guimarães,  o advogado da prefeitura municipal Dr. Tarcísio Antônio Martins, e o pároco Pe. Aparecido Paulo Silva, convocados via telefone, se reuniram para tratar do assunto referente à reforma do telhado da Igreja Nossa Senhora da Ajuda,  atendendo ao Programa de Aplicação do FUNPAC, de acordo com as solicitações do 4º Promotor de Justiça da Comarca de Campo Belo /MG Dr. Alessandro Ramos Machado. Os membros do COMPAC e o representante do Poder Jurídico Municipal foram recebidos pelo pároco na Casa Paroquial, onde o presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. Reforma do telhado e pintura interna e externa da Igreja Nossa Senhora da Ajuda – o Sr presidente levou até o pároco a sugestão da realização de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda para a realização da referida reforma, explicando que o Sr Promotor de Justiça se encontra empenhado na realização da reforma, conforme consta nas correspondências da Promotoria enviadas ao Prefeito Municipal Wenceslau Ribeiro de Castro. O Sr presidente explicou também que os membros do Conselho já foram consultados, o assunto já foi debatido entre os conselheiros e que, todos, unanimemente, aprovaram a reforma do telhado e pintura interna e externa da Igreja Nossa Senhora da Ajuda. O assunto foi debatido pelos presentes e o pároco Pe. Aparecido Paulo Silva concordou com a proposta de parceria, chegando ao consenso de que é necessário primeiro realizar um levantamento dos custos da mão de obra e dos materiais de construção, o que será feito após uma análise técnica. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e  lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos, pelo pároco Pe, Aparecido Paulo Silva, pelo representante do Poder Jurídico Municipal Dr. Tarcísio Antônio Martins e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.  
Cristais, 24 de março de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima -
João Bosco Reis: presidente
 Isabella Lara Ribeiro
Marcos Cesar Nogueira –
Marcos Antônio Marques –
Hermelindo Pinheiro –
Roberto Pinheiro Guimarães –
Tarcísio Antônio Martins –
Pe. Aparecido Paulo Silva - 


ATA DA 35 ª REUNIÃO DE ELEIÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 20 ( vinte ) dias do mês de março de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica Silva, Tiago Eugênio Moreira, Atanael dos Santos, João Alves Monteiro, Adilson José Martins e Weverton Apolinário Ferreira e o Prefeito Wenceslau Ribeiro de Castro, convocados via telefone, se reuniram para constituírem da posse e exercícios dos cargos eleitos. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. Eleição, posse e exercício de membros para compor a nova diretoria do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – o Sr presidente passou a palavra para o Sr Prefeito  que cumprimentou cordialmente todos os presente e, investido de sua autoridade,  passou à pauta da reunião dando posse  a cada um dos membros eleitos do COMPAC para o biênio 2015/16. A nova diretoria ficou assim constituída, de acordo com o Decreto Nº 08 de 18 ( dezoito ) de março de 2015:  presidente: João Bosco Reis, (público) vice presidente: Marcos César Nogueira, (civil) 1ª secretária: Maria Salomé Reis Alves de Lima, ( público) 2ª secretária: Isabella Lara Ribeiro (suplente - público); conselheiros: Marcos Antônio Marques ( público) , Roberto Guimarães Pinheiro ( público) Andréa Guerra Pinheiro Silva (civil), Hermelindo Pinheiro ( público) Atanael dos Santos ( público ) suplentes: João Alves Monteiro (civil) Verônica Silva (civil), Tiago Eugênio Moreira ( civil).
Adilson José Martins (civil) e Weverton Apolinário Ferreira (civil). O Sr Prefeito Wenceslau Ribeiro de Castro agradeceu o trabalho de todos os membros do COMPAC, lembrando que é um serviço de voluntariado prestado a comunidade cristalense sem ônus para o município. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis e o Prefeito Municipal Wenceslau Ribeiro de Castro que dirigiram os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.    
Cristais, 20 ( vinte) de  março de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima – secretária
Wenceslau Ribeiro de Castro – prefeito municipal
João Bosco Reis  - presidente
Marcos César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
Atanael Santos-  
João Alves Monteiro -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins –
Weverton Apolinário Ferreira - 

ATA DA 34 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 27 ( vinte e sete ) dias do mês de  fevereiro de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica Silva e Tiago Eugênio Moreira convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. Indicação de membros para compor a nova diretoria do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – o Sr presidente explicou que a diretoria atuante terá seu mandato vencido em 19 ( dezenove )  de março, quando completará 02 ( dois) anos de atuação, de acordo com o Regimento vigente. Por este motivo, os membros presentes deverão indicar outros nomes. O Sr presidente ainda explicou que os seguintes membros: Lindosmar José Vieira, Alcione de Souza e Marineuza Juvenal pediram afastamento do COMPAC. Após, sugestão de nomes, discussão e debates, os presentes manifestaram a favor da continuidade da presidência da diretoria, e ainda indicaram outros nomes para ocupar os cargos vacantes: Pastor João Alves Monteiro, José Adilson Martins  e Weverton  Apolinário Ferreira. A nova diretoria ficou assim constituída: presidente: João Bosco Reis, (publico) vice presidente: Marcos César Nogueira, (civil) 1ª secretária: Maria Salomé Reis Alves de Lima, ( público) 2ª secretária: Isabella Lara Ribeiro (suplente - público); conselheiros: Marcos Antônio Marques ( público), Roberto Guimarães Pinheiro ( público), Hermelindo Pinheiro ( público),  Andréa Guerra Pinheiro Silva (civil) Atanael dos Santos ( público ) suplentes: João Alves Monteiro (civil), Verônica Silva (civil), Tiago Eugênio Moreira ( civil) José Adilson Martins(civil)  e  Weverton  Apolinário Ferreira ( civil). 2. A Diretoria Municipal de Cultura e Turismo está sob a responsabilidade da Sra. Maria Salomé Reis Alves de Lima. 3. O Setor Municipal do Patrimônio Cultural está respondendo as solicitações do Sr. Promotor de Justiça. Dr. Alessandro Ramos Machado sobre o Inquérito Civil Público Nº 0112.14.000 684-5, onde é arrolada a reforma do telhado da Igreja Nossa Senhora da Ajuda. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e  lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.    
Cristais, 27 ( vinte e sete) de  fevereiro de 2015
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Roberto Pinheiro Guimarães -
Verônica Silva -

Tiago Eugênio Moreira – 


ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO CULTURAL 2014



ATA DA 33 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 17 (dezessete ) dias do mês de  novembro de 2014, às 19:30 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Lindosmar José Vieira, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Marineuza Juvenal e Tiago Eugênio Moreira convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do Programa de Aplicação dos Recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural para o período compreendido entre os meses de Janeiro de 2015 a Dezembro de 2015, Exercício de 2017, contemplando os seguintes bens culturais: restauração da Imagem de Nossa Senhora da Ajuda, restauração do telhado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda e restauração ( reparos para manutenção) do Prédio da Cacisa, segundo laudo de vistoriado engenheiro civil Gaspar Wagner Pinheiro, realizado em 25/07/14. Os conselheiros presentes analisaram o Programa apresentado, debateram, inclusive sobre o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do Paço Municipal que foi restaurado em sua pintura interna e externa, com a finalidade de sua manutenção, neste ano base de 2014. Após os debates, os conselheiros aprovaram unanimemente o Programa de Aplicação dos Recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural para o Ano Base de 2015, Exercício 2017. 2. Dedetização da Igreja Nossa Senhora da Ajuda- A Igreja Nossa Senhora da Ajuda está passando por uma dedetização por ter sido encontrado cupins em seus altares de madeira. 3.   Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Turismo-  A Diretoria Municipal de Cultura e Turismo foi anexada à Diretoria de Educação, ficando assim constituída: Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, sendo sua chefe a Sra. Vanuza Fagundes França. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.     
Cristais, 17 ( dezessete) de  novembro de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Lindosmar José Vieira
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira
Andréa Guerra Pinheiro Silva
Roberto Pinheiro Guimarães
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira 


ATA DA 32 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 15 ( quinze ) dias do mês de  outubro de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Marineuza Juvenal, Tiago Eugênio Moreira e Roberto Pinheiro Guimarães, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. a Festa do Rosário/Reinado – a festa realizada nos dias 20, 21 e 22 de setembro foi muito bem organizada e bem conduzida pela irmandade Os membros do SEMPAC  acompanharam a realização da manifestação cultural, registrando e documentando todas as atividades. 2. Aprovação do Tombamento definitivo das imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, publicação e homologação. O ato de tombamento das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos foi aprovado e homologado pelo Decreto Municipal Nº 97 de 13/10/2014, de acordo com a Lei Municipal Nº 942 de 02/04/2002. As Diretrizes de Intervenção e Conservação e Plano de Gestão de Medidas de Salvaguarda foram apresentadas aos conselheiros que as aprovaram por unanimidade.  O presidente do COMPAC, Sr João Bosco Reis, apresentou a Elaboração do Plano de Atualização do Inventário do Patrimônio Cultural para os conselheiros analisarem. O presidente explicou que o Inventário se encontra em fase de Execução do Plano de Divulgação e que agora, para o Ano Base de 2015, deverá ser apresentado ao IEPHA/MG, seguindo a DN CONEP Nº 02 / 2012 para o Exercício de 2015, a elaboração do Plano de Atualização do Inventário com a finalidade de ser aprovado pelo IEPHA/MG, dando continuidade aos trabalhos. Os conselheiros analisaram e estudaram o Cronograma e a Ficha Cadastral do município de Cristais/MG e, por unanimidade aprovaram a elaboração do Plano de Atualização do Inventário, que, segundo o Cronograma, deverá ter seu início com as Ações preparatórias para a execução no Ano Base de 2015. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião. 
 
Cristais, 15 ( quinze) de  outubro de 2014

Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira
Andréa Guerra Pinheiro Silva
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
Roberto Pinheiro Guimarães 


ATA DA 31 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 18 ( dezoito ) dias do mês de  setembro de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Marineuza Juvenal, Tiago Eugênio Moreira e Roberto Pinheiro Guimarães, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. a Festa do Rosário/Reinado – a festa iniciou ontem com o tríduo aos santos homenageados: dia 17 São Benedito, dia 18 Santa Ifigênia e dia 19 Nossa Senhora do Rosário. A continuidade dos festejos será realizada neste próximo final de semana, dias 20, 21 e 22 de setembro. Os membros do SEMPAC deverão acompanhar a realização da manifestação cultural, registrando e documentando todas as atividades. 2. Restauração do telhado da Igreja Nossa Senhora da Ajuda -  o Pe. Aparecido Paulo está preocupado com o telhado da igreja visando o período das chuvas que se encontra próximo. Ele comunicou ao COMPAC que pretende restaurar o telhado, evitando maiores transtornos no período chuvoso. Os conselheiros debateram sobre o assunto chegando a conclusão que é viável a troca da madeira, das telhas e também a dedetização da madeira da estrutura física do imóvel e das imagens que estiverem danificadas. Os membros do COMPAC presentes na reunião aprovaram a reforma necessária do BI tombado: da Igreja Nossa Senhora da Ajuda. 3. Elaboração do Plano de Atualização do Inventário do Patrimônio Cultural –
 o presidente do COMPAC, Sr João Bosco Reis, apresentou a Elaboração do Plano de Atualização do Inventário do Patrimônio Cultural para os conselheiros analisarem. O presidente explicou que o Inventário se encontra em fase de Execução do Plano de Divulgação e que agora, para o Ano Base de 2015, deverá ser apresentado ao IEPHA/MG, seguindo a DN CONEP Nº 02 / 2012 para o Exercício de 2015, a elaboração do Plano de Atualização do Inventário com a finalidade de ser aprovado pelo IEPHA/MG, dando continuidade aos trabalhos. Os conselheiros analisaram e estudaram o Cronograma e a Ficha Cadastral do município de Cristais/MG e, por unanimidade aprovaram a elaboração do Plano de Atualização do Inventário, que, segundo o Cronograma, deverá ter seu início com as Ações preparatórias para a execução no Ano Base de 2015. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.    

Cristais, 18 (dezoito) de  setembro de 2014

Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira
Andréa Guerra Pinheiro Silva
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
Roberto Pinheiro Guimarães 


ATA DA 29 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 18 (dezoito) dias do mês de julho de 2014, às 17 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Marcos Cesar Nogueira, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marineuza Juvenal, Verônica Silva, Tiago Eugênio Moreira e Atanael Santos, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural.   O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Tombamento provisório das imagens de roca: Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos. O Sr presidente falou sobre a importância das imagens de roca para o município de Cristais: por imagem de roca se entendem aquelas imagens sacras, articuladas, que se destinam a ser levadas em procissão e que são vestidas com trajes de tecido. Este gênero de imagens adquiriu considerável importância no culto católico especialmente durante o período barroco. Nosso Senhor dos Passos é a representação do Cristo a caminho do Calvário, carregando a cruz no ombro esquerdo, em posição genuflexa, simbolizando a primeira queda de Jesus. Esculpida em tamanho natural, com semblante expressivo de dor, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão. A imagem de Nossa Senhora das Dores representa as Sete Dores de Maria. A história das duas imagens está diretamente ligada aos ritos da celebração penitencial da Quaresma e cultuada nas festas da Semana Santa, segundo o calendário litúrgico da Igreja Católica. Sai em procissão pelas ruas: procissão do Senhor dos Passos, na terça-feira santa, ( quando o Filho percorre as ruas, simbolizando sua ida para o Calvário); procissão do Encontro, na quarta-feira santa, ( quando o Filho encontra a Mãe na subida para o Calvário). O encontro dessas imagens é celebrado com o “Sermão do Encontro “. É um dos momentos marcantes da celebração litúrgica da Semana Santa em que a
imagem de Jesus Cristo se encontra com a imagem de Maria. Esse “Encontro”  emociona os fieis participantes da procissão e faz parte da tradição histórica do município. A importância destas imagens consiste em ser um Bem móvel cultural e integrado da Igreja N. S. da Ajuda, de valor histórico e artístico, que indicam a relevância do Bem na construção da história e da identidade do município, onde a devoção mariana predomina notadamente nas festas religiosas.  O valor artístico consiste em seu estilo de roca do barroco mineiro do final do século XVIII e início do século XIX. Aí se encontra o mérito do tombamento das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para o nosso município. 2. Apresentação das Fichas de Inventário das duas imagens: os conselheiros apreciaram as fichas e as fotos das imagens, fazendo comentários sobre a beleza artística das imagens de roca.   Após essa explanação, os membros do COMPAC analisaram os pedidos de tombamentos, discutiram, deram opiniões sobre a preservação das imagens, ouviram as explicações e justificativas que o Sr presidente apresentou e todos foram unânimes em aprovar o tombamento provisório das imagens de roca Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. 3. Alteração na denominação da lei do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural: trocar a palavra proteção para preservação. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,  pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.   
Cristais, 18 de julho de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Marcos César Nogueira
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marineuza Juvenal
Verônica Silva
Tiago Eugênio Moreira
Atanael Santos 


ATA DA 28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de junho de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Marcos Cesar Nogueira, Andrea Guerra Pinheiro Silva, Mantovane de Souza, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marineuza Juvenal, Tiago Eugênio Moreira, Atanael Santos e Verônica Silva, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural.   O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a convidada engenheira Alexa Bastos Gambogi Meireles. Em seguida, a pauta do dia: 1. Festa para a recepção da imagem restaurada de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos realizada no dia 18 de maio pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário: os ternos de Moçambique, Vilão e Congo desfilaram pela cidade com a imagem, que foi abençoada pelo pároco Pe. Aparecido, seguindo para a Capela do Reinado. 2. A Feira Cultural foi apresentada ao público no Aniversário da Cidade ( 04 de junho) com participação de todos os alunos e professores da Rede Pública de Ensino, cumprindo um dos objetivos da Educação Patrimonial: conscientização da valorização e preservação do nosso patrimônio cultural.3.  Apresentação do projeto da engenheira civil Alexa Bastos Gambogi Meireles para intervenção no Prédio da Prefeitura visando ampliação de salas e banheiros. A Sra. Alexa Bastos Gambogi Meireles apresentou e explicou o projeto arquitetônico de intervenção. Os membros do COMPAC analisaram o projeto, discutiram, deram opiniões sobre a intervenção, ouviram as explicações e justificativas que a engenheira e o Sr presidente apresentaram e todos aprovaram as intervenções no Prédio da Prefeitura do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico Paço Municipal “Joaquim Luiz da Costa Maia”. O Prédio da Prefeitura receberá a denominação de “Hélio Ferreira”, homenageando o ex prefeito, em cujo mandato o prédio foi construído. 4. Apresentação das Fichas de Análise do IEPHA/MG e da pontuação provisória para 2015. O Sr presidente explicou que a pontuação caiu, estando a pontuação provisória em 7.44. As Fichas de Análise foram repassadas e comentadas pelos conselheiros, ficando ciente que os pontos perdidos são referentes à aplicação dos investimentos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. O Sr presidente, juntamente com os membros do SEMPAC, Maria Salomé Reis Alves de Lima e Marcos Antônio Marques, a Diretora de Cultura, Alcione de Souza e a Assessora do Patrimônio Cultural do município de Cristais, engenheira civil, Alexa Bastos Gambogi Meireles se encarregaram de revisar os pontos negativos apontados pela Análise do IEPHA/MG.Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,  pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes e pela engenheira civil, convidada para a reunião.     
 Cristais, 26 de junho de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Marcos César Nogueira
Andrea Guerra Pinheiro Silva
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
Atanael Santos
Verônica Silva
Alexa Bastos Gambogi Meireles


ATA DA 27ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 15 ( quinze) dias do mês de maio de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa-  os membros eleitos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Andrea Guerra Pinheiro Silva, Mantovane de Souza, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro e Tiago Eugênio Moreira, convocados via telefone, se   reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural                                                                             O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a justificativa dos membros ausentes e, em seguida, a pauta do dia: 1. Chegada da imagem restaurada de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: a irmandade realizará uma festa dia 18 para comemorar o Dia da Abolição da Escravidão ( 13 de maio) e a chegada da imagem restaurada; 2. Restauração do Paço Municipal: intervenção no Prédio da Prefeitura visando ampliação de salas, pintura e manutenção nos três prédios e reivindicação do Clube Jubileu de Prata para Espaço Cultural. Os membros do COMPAC ouviram as explicações e justificativas que o Sr presidente apresentou e todos aprovaram as intervenções no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico Paço Municipal “Joaquim Luiz da Costa Maia”. 3. Situação atual da Igreja Nossa Senhora da Ajuda: o padre Aparecido Paulo Silva precisa ser notificado quanto à legalização do tombamento, à manutenção do imóvel que está precisando de dedetização, cuidados com a fiação elétrica e com fogos de artifício no entorno da igreja. O presidente explicou que o convidou para participar da reunião ou enviar algum representante, porém o COMPAC não contou com a presença ou representação do padre.  
Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,  pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes.        Cristais, 15 de maio de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Andrea Guerra Pinheiro Silva
Mantovane de Souza
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Tiago Eugênio Moreira 

ATA DA 26ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 08 (oito) dias do mês de abril de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa-  os membros eleitos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Mantovane de Souza, Alcione de Souza, Marcos César Nogueira, Hermelindo Pinheiro, Roberto Pinheiro Guimarães, e Tiago Eugênio Moreira, convocados via telefone, se   reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural                                                                           O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do PROGRAMA DA APLICAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL para o Ano Base de 2014, Exercício de 2015 – O presidente apresentou o Programa do Fundo para os conselheiros seguirem o que foi proposto, lembrando que a imagem de N. S. do Rosário dos Homens Pretos se encontra em fase final de restauração e dando ênfase ao Prédio da Cacisa: pintura interna e externa, reconstituição do reboco externo, reparação da parte hidráulica e troca da porta de entrada. Explicou que o engenheiro da prefeitura deverá fazer um laudo e apresentar planilha para as devidas reformas. Para os prédios da Prefeitura e Jubileu de Prata reparos no telhado, pinturas: interna e externa, também com planilhas do engenheiro. 2. Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – a ata de eleição da nova diretoria deverá ser retificada, para ser registrada em cartório. 3. A atual situação da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo - Os conselheiros expuseram suas opiniões a respeito  do desinteresse do Poder Público para com o Patrimônio Cultural, chegando a conclusão que esse desinteresse não é somente em nível municipal, mas também nas outras esferas: estadual e federal.  Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,  pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes.        Cristais, 08 de abril de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Mantovane de Souza
Alcione de Souza
Marcos césar Nogueira
Hermelindo Pinheiro
Roberto Pinheiro Guimarães

Tiago Eugênio Moreira 

ATA DA 25ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 13 ( treze ) dias do mês de março de 2014, às 14 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa-  os membros eleitos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza, Tiago Eugênio Moreira,  e a Diretora Municipal de Educação, Vanuza Fagundes França, juntamente com diretores  das Escolas  Municipais,  convocados por telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do Projeto Educar de Educação Patrimonial. O presidente passou a palavra para a coordenadora do Projeto Educar, Maria Salomé Reis Alves de Lima, que o explicou, com detalhes, para os presentes. O Projeto foi entregue para a Diretora Vanuza Fagundes França que se incumbiu de passá-lo para as supervisoras e professores. 2. Restauração da imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – o  sr presidente informou que a imagem se encontra em fase de acabamento da restauração e que ficará pronta no final do mês de abril. A Irmandade irá realizar uma festa por ocasião da chegada da imagem, provavelmente na data de 13 de maio, aproveitando a simbologia da data. 3- As 15 ( quinze ) fichas de inventário da área 02, que farão parte do Plano de Divulgação no ano Base de 2014, foram apresentadas para uma triagem. Os conselheiros as revisaram, analisaram e concluíram que das 15 ( quinze) fichas apenas 8 ( oito ) são consideradas como bens inventariados  e  apenas os bens imóveis  serão  disponibilizados, mediante autorização de seus proprietários. A Divulgação seguirá o Cronograma previsto para 2014.
Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,  pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes e dos professores convidados.        Cristais, 13 de março de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Tiago Eugênio Moreira
Alcione de Souza 
Vanuza Fagundes França
Aparecida Vilaça  Rosa
Samuel José de Oliveira 


ATA DA 25ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC

            Aos 13 ( treze ) dias do mês de março de 2014, às 14 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa-  os membros eleitos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza, Tiago Eugênio Moreira,  e a Diretora Municipal de Educação, Vanuza Fagundes França, juntamente com diretores  das Escolas  Municipais,  convocados por telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do Projeto Educar de Educação Patrimonial. O presidente passou a palavra para a coordenadora do Projeto Educar, Maria Salomé Reis Alves de Lima, que o explicou, com detalhes, para os presentes. O Projeto foi entregue para a Diretora Vanuza Fagundes França que se incumbiu de passá-lo para as supervisoras e professores. 2. Restauração da imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – o  sr presidente informou que a imagem se encontra em fase de acabamento da restauração e que ficará pronta no final do mês de abril. A Irmandade irá realizar uma festa por ocasião da chegada da imagem, provavelmente na data de 13 de maio, aproveitando a simbologia da data. 3- As 15 ( quinze ) fichas de inventário da área 02, que farão parte do Plano de Divulgação no ano Base de 2014, foram apresentadas para uma triagem. Os conselheiros as revisaram, analisaram e concluíram que das 15 ( quinze) fichas apenas 8 ( oito ) são consideradas como bens inventariados  e  apenas os bens imóveis  serão  disponibilizados, mediante autorização de seus proprietários. A Divulgação seguirá o Cronograma previsto para 2014.
Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,  pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes e dos professores convidados.        Cristais, 13 de março de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis  - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Tiago Eugênio Moreira
Alcione de Souza 
Vanuza Fagundes França
Aparecida Vilaça  Rosa
Samuel José de Oliveira <iframe src="https://www.slideshare.net/Marcoscristais/slideshelf" width="615px" height="470px" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:none;" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen></iframe>Atas das Reuniões do COMPAC 2019

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