ivbnvbnvbjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Bandeira, Hino e Brasão




Interpretação da Bandeira Municipal de Cristais


A Bandeira Municipal e o Brasão de Cristais foram oficializados na Administração do prefeito Aristeu Maia 1973/1977, pela Lei n0. 113 de 19 de maio de 1974.
            A Bandeira Municipal de Cristais é de autoria do heraldista Professor Arcinóe Antônio Peixoto de Faria. A ciência que estuda as bandeiras e os brasões chama-se Heráldica. A interpretação heráldica da Bandeira é:
 A cruz lembra o espírito cristão de seu povo. O Brasão aplicado na Bandeira representa o governo municipal e o círculo branco representa a sede do município. O círculo é o símbolo heráldico da “eternidade”, não tem princípio e nem fim. A cor branca simboliza paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade. As faixas brancas, carregadas de sobre-faixas vermelhas que formam os braços da cruz, representam a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território. A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia. Os quartéis de azul representam as Propriedades Rurais existentes no território municipal. A cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.








INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA
DO HINO A CRISTAIS

Letra: José Maia da Silva

Música: Maria da Lourdes Matoso e João Alexandrino dos Santos

Origem do hino: Por sugestão da Sra. Terezinha de Souza Reis, o professor José Maia da Silva, em 1970, escreveu o poema e D. Maria de Lourdes Matoso, em parceria com o sr. João Alexandrino dos Santos, compuseram  a música. Na Administração do prefeito Paulo Ribeiro, 1971/1973, foi oficializado o Hino a Cristais, pela Lei no. 75 de 14 de abril de 1972.

            Cristais, bela pedra preciosa

            Incrustada nos Campos das Vertentes
            És primeira na terra da Alterosa
            E a que tem o mais belo sol poente

            Sou brasileiro, na guerra e na paz
            Sou mineiro nascido em Cristais

            Avante, meu Brasil, muito feliz             
Caminham com você Minas Gerais
Ninguém segura meu grande país,
Ninguém segura esta bela Cristais.

Tua juventude é sadia
A cultura é tua bela espada
Glorifica teu nome todo dia
           E te faz conhecida e mais amada.

            O teu povo de tudo é mais capaz
           Livre e forte, gentil hospitaleiro
            Seus filhos felizes são na paz
            Nascem em Minas e são brasileiros.

Reverenciar a terra natal é uma das formas mais expressivas de patriotismo. É assim que o autor da letra do Hino a Cristais, o professor José Maia da Silva, saúda sua terra natal. 
Quando o elemento em maior evidência é a mensagem ( mensagem de otimismo, saudação) caracteriza-se a função poética da linguagem. O poeta captou um instante de sua emoção e criou um poema. A mensagem do poema é, portanto uma saudação à cidade.
O homem é um ser histórico; sua produção artística também. Por isso, na 1ª estrofe, o autor descreve a origem simbólica da cidade, situando-a na zona fisiográfica do Estado de Minas Gerais, entre as serras altaneiras, onde se manifesta o pôr- do - sol.
 O estribilho denota manifestação do orgulho nacional.
Na 2ª estrofe, 7º e 8º versos, o autor usa uma forma interjetiva de motivação para o progresso: “Avante, meu Brasil, muito feliz caminham com você Minas Gerais...” .
O 9º e 10º versos trazem marcas da época que foi escrito: o contexto histórico da era militar se reflete na literatura. Há um misto de literatura e história, pois o autor está interagindo em um universo sócio-cultural.
Emílio Garrastazu Médici foi o presidente do Brasil, de 1969 a 1974, no governo da ditadura militar. Ele acreditava “ nos milagres que os homens fazem com suas próprias mãos”. Na sua credulidade mal informada, considerou milagre o campeonato mundial de futebol que a seleção brasileira conquistou (México / 70),  constituindo o ponto alto da popularidade do seu governo. A frase: “Ninguém segura meu grande país” foi o lema de seu governo. Na época, o panorama econômico foi apelidado por milagre brasileiro”. O tempo se encarregou de desmistificar esse “milagre”. Foi no governo Médici que mais dura se fez a repressão.
Na 3ª e 4ª estrofes, o autor faz alusão ao cristalense, reforçando a idéia de patriotismo, ao mesmo tempo em que, demonstra as características da poesia social.
 No 11º verso da 3ª estrofe, o autor enfatiza a juventude sadia devido a práticas de vida também saudáveis: o estudo, o gosto pelas práticas acadêmicas, pelo fato de muitos cristalenses terem diploma de nível universitário; o esporte e o trabalho. No 12º verso destaca a atuação do povo, guardião de sua cultura, que ama suas raízes, valoriza, respeita e preserva o patrimônio cultural, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, tornando-a mais conhecida.
Na 4ª estrofe o autor alude à coragem, à audácia e o gosto pela aventura, herdados dos desbravadores pioneiros. E também à prática da hospitalidade, gentil e carinhosa, para com os visitantes e àqueles que aqui vêem viver. O patriotismo e o amor a terra natal são mais uma vez enfatizados nos dois últimos versos.



BRASÃO é um sinal distintivo, um escudo de armas. O Brasão compreende as armas pintadas no escudo. As cores são designadas pelos nomes de metais ( ouro, prata)   ou de esmaltes ( goles, sable ). O campo do escudo é dividido em linhas retas que estabelecem divisões em quartéis. As peças são honrosas: figuras de castelo, armas, etc.
O Brasão de Armas de Cristais é descrito em termos heráldicos. Sua interpretação simbólica é: o escudo samnítico representa a raça colonizadora, a raça portuguesa. A coroa mural significa a Sede do Município. A iluminura vermelha significa as qualidades dos dirigentes do município: amor pátrio, dedicação, coragem. A cor azul do campo do escudo simboliza justiça, nobreza, perseverança e zelo. No centro ou coração do escudo, o bloco de cristal e a flor-de-liz simbolizam o primeiro topônimo dado à cidade: “Nossa Senhora da Ajuda do Rio Grande de Cristais”. O metal prata simboliza paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade do povo. Na parte inferior do escudo, o triplo mantel representa as serranias, característica regional. Os arcabuzes entrecruzados e o gibão de bandeira lembram a cidade ter sido fundada por bandeirantes. A cor preta dos arcabuzes simboliza prudência, sabedoria, moderação, austeridade e firmeza de caráter. Nos ornamentos exteriores, os galhos de café lembram um dos principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil que, além da mineração, se destaca na economia municipal. O topônimo identificador “Cristais”, ladeado pela sua data de emancipação política “27 de dezembro de 1948”, inscreve-se no listel vermelho, cor simbólica do patriotismo, audácia, valentia e intrepidez.


Fonte: Maria Salomé Reis Alves de Lima – A História de Cristais, da Primeira Povoação do Ambrósio à Saga Lindeira do Município.

1 comentários:

  1. Bom dia,

    Como faço para obter as imagens dos Símbolos Municipais em boa resolução, fundo branco, bem como cópia da lei que os criou?

    Fins apresentá-lo em Livro de minha autoria.

    Grato.

    Respeitosamente e Cordialmente,

    Jocélio Andrade, Subtenente do Exército Brasileiro,

    Servindo no 16º B I Mtz (BATALHÃO ITAPIRU).

    ResponderExcluir

Mapa de Cristais

Mapa de Cristais
Mapas