ivbnvbnvbjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

terça-feira, 17 de junho de 2014

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - PROJETO EDUCAR - FEIRA CULTURAL










O município de Cristais possui um patrimônio cultural com fortes características históricas. Ampliando os horizontes do conhecimento do patrimônio cultural, no ano base de 2014, as escolas municipais, através do Projeto Educar “Conhecer para Preservar”,  dinamizaram seus conhecimentos sobre o patrimônio cultural que lhes pertence historicamente, para guardar sua memória e garantir sua sobrevivência.
O Patrimônio Cultural foi estudado e reverenciado em versos e cores suscitando memórias e vivências da riqueza cultural local, despertando o senso de pertencimento, permitindo a cumplicidade nas ações em defesa da conservação e preservação dos bens culturais.
O trabalho realizado pela Rede de Ensino Municipal teve sua culminância no Aniversário da Cidade, dia 04 de junho, com a apresentação em praça pública da Feira Cultural, onde os Bens Culturais tombados pelo município foram contemplados.
A Escola Municipal Antero Maia apresentou o Histórico do Bem Imóvel Prédio da Cacisa, a Escola Municipal Pe. Celso Pinheiro contemplou a História do Prédio da Prefeitura parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico Joaquim Luiz da Costa Maia, a Escola Municipal João de Assis Campos ( zona rural) homenageou o Bem Móvel a  imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, recém restaurada, fazendo alusão a Festa do Rosário/Reinado, Bem Imaterial e a Escola Municipal Prefeito Aristeu Maia ( zona rural) reverenciou o Bem Imóvel  Igreja Nossa Senhora da Ajuda, marco histórico da urbanização local.
Os produtos apresentados em exposição na Feira Cultural: documentação fotográfica (aula introdutória, palestra, debate e júri) elaboração de pesquisa, convite, questionário, depoimento, redação, versos ( poesias, poemas, sonetos) e desenhos e/ou pinturas sobre os bens culturais ( livre escolha) foram elaborados, registrados e confeccionados através de metodologia aplicada na arte poética e no desenho e/ou pintura, traduzindo nos versos e nas cores a sensibilidade, mantendo vivas as referências culturais.
    

4.1.documentação fotográfica (aula introdutória, palestra, debate e júri) elaboração de pesquisa, convite, questionário, depoimento, redação, versos ( poesias, poemas, sonetos) e desenhos e/ou pinturas sobre os bens culturais ( livre escolha).

 Feira Cultural – Organização de uma Feira Cultural, pelos alunos, onde os produtos serão expostos a toda comunidade.
Por: Maria Salomé Reis Alves de Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Mapa de Cristais

Mapa de Cristais
Mapas